Muitos motociclistas são verdadeiros entusiastas e apaixonados por sua máquina. Alguns deles têm tanto carinho por suas motos, que chegam a considerá-la como um membro da família! Tanto zelo é essencial para manter tudo em perfeito funcionamento e evitar problemas e aborrecimentos.
Realizar revisões periódicas impacta diretamente na confiabilidade e, principalmente, na segurança da moto, seja no asfalto e na correria das cidades, ou nas longas nas estradas, em longas viagens. E observando as orientações de cada fabricante é indispensável que as revisões sejam realizadas em intervalos determinados.
Nesse sentido, este post traz orientações sobre os painéis e o velocímetros das motocicletas, uma vez que são itens que devem estar em pleno funcionamento, garantindo assim a segurança tanto dos motociclistas, quanto de terceiros.
O uso do velocímetro começou inicialmente como um acessório extra. Só a partir de meados da década de 1930, que os primeiros conjuntos de instrumentos começaram a ser criados, com monitores para as luzes de velocidade, fornecimento de combustível e luzes indicadoras e de advertência, isso para os automóveis. Quanto às motos, não há registros confiáveis da aparição desses equipamentos. Contudo, são indispensáveis para a condução de qualquer veículo a motor.
Atualmente, os modelos digitais são grande tendência dos painéis de carros e motos, e essa moda veio para ficar.Também conhecido como instrument cluster os modelos estão cada vez mais completos, apresentando funcionalidades importantes – como consumo instantâneo de combustível, velocidades média, indicador de marcha, alerta de manutenção preventiva, etc.
Diante da importância desse equipamento para conduzir sua moto com segurança e evitar dores de cabeça, é crucial que você mantenha não só o velocímetro, mas todo o painel em perfeito estado de funcionamento.
Você sabe a quem recorrer para consertar possíveis problemas com o painel da sua motocicleta?
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Assim como qualquer máquina, que por mais modernas que sejam, os carros e as motos estão sujeitos a sofrer com problemas em diferentes lugares. Assim como outros componentes, os painéis de instrumentos fazem parte dessa lista, e aqui as motos sofrem mais, por estarem expostas a sol e chuva.
Como já mencionado, essa parte das motos é uma das mais importantes para o piloto. Pois, além de informar os parâmetros de uso da moto em tempo real há, quando há algum defeito em outros sistemas e acessórios, o condutor é logo informado por meio das luzes. Se o painel estiver quebrado e você não for avisado sobre o que está errado, a sua segurança pode ser comprometida no momento de conduzir a sua moto, e aquela viagem pode ter muitos contratempos.
Assim, é importante resolver qualquer eventual problema o quanto antes. Dessa forma, é possível evitar danos a você e a terceiros.
Eventualmente, quando os painéis apresentam defeitos, eles podem passar aos motociclistas alertas falsos sobre um problema em alguma parte da moto. Isso pode fazer com que o condutor vá ao mecânico em vão e gaste dinheiro com peças que ainda estão em boas condições de uso.
Agora que já sabe da importância de verificar a existência de problemas no painel e velocímetro da sua moto, veja quais são os defeitos mais comuns que interferem no funcionamento adequado desse instrumento.
#01. Luzes de advertência não acende
Assim como receber falsos alertas é um problema grave, não receber nenhum também é motivo de preocupação gigantesca. Este é outro ponto a se deve ter atenção quando se fala de painéis de instrumentos para motos, e vale tanto para as motocicletas de alta cilindradas que possuem painéis bem mais completos e cheios de eletrônica embarcada, quanto para as motos mais simples.
Podem ser inúmeros os defeitos que resultem no não funcionamento das luzes de advertência e de informações. O fusível pode estar queimado, o reostato desligado ou alguma lâmpada do painel queimada. Para resolver, é necessário desmontar o painel com o acompanhamento de um profissional especializado. Ele fará a verificação e poderá diagnosticar qual o problema de fato ocorreu.
Além das luzes de advertência, atente também para o sistema de iluminação noturno do próprio instrumento, já que é comum encontrar motos com painéis totalmente às escuras em meio ao “corre corre” do trânsito.
Vale citar, ainda, que existem muitas motos hoje possuem painéis totalmente digitais. Neles, os sinais de advertência são indicados na própria tela, e não por meio de lâmpadas, como nos modelos mais antigos.
#02. Marcadores não funcionam
Outro problema que pode acontecer, são os marcadores não funcionarem. Se todos eles não estiverem funcionando, pode ser que seja algo mais simples, como fusível ou um mau contato.
Caso o problema esteja acontecendo com apenas um marcador, a recomendação é fazer o teste em alguns itens, em uma oficina de sua confiança, ela sim terá as ferramentas adequadas para o diagnóstico correto em sensores, fios, etc. Isso também vale para o conta-giros e o velocímetro, que costumam parar, principalmente em painéis analógicos.
Na existência de outros problemas em sua moto, é necessário realizar testes para saber se será necessário retirar o painel e desmontá-lo para realizar o reparo.
#03. Cuidado com a chuva
Dias chuvosos, não fazem muito bem para sua motocicleta. Embora chuva e moto não combinem muito, isso não quer dizer que você não possa andar quando cair aquele “toró”. Mas cuidado, sempre que a moto estiver molhada é preciso secar bem os cabos e o painel.
De preferência após a chuva, colocar a moto em um local fechado e fazer uma boa limpeza para evitar possíveis falhas e até mesmo que a ferrugem e pontos de corrosão se instalem, caso perceba algum indício de pane se dirija logo a uma oficina especializada.
Em casos mais extremos de infiltração de água, é importante demonstrar todo o instrumento e fazer a secagem, a manutenção detalhada e vedação da peça, sempre é claro, com um profissional gabaritado no assunto.
#04. Evitar poeira no painel
Além de ter cuidado com a chuva e também com a lavagem, você deve evitar guardar sua motocicleta suja. Por mais que isso tome alguns minutos do seu dia, é recomendável que você evite que as sujeiras fiquem acumuladas. A poeira pode interferir no funcionamento correto dos cabos e as panes elétricas podem acontecer de surpresa.
Conclusão
Então, curtiu essas dicas valiosas para cuidar bem da sua moto? Agora é só seguir as recomendações, e em caso de pane procure uma oficina de confiança e de referência em reparos de painéis e velocímetros. A GC Auto Elétrica é a mais de 25 anos sinônimo de excelência em soluções técnicas para seu carro, moto ou caminhão.