É mais do que natural, ficarmos em êxtase quando conseguimos adquirir o nosso primeiro carro, ou quando trocamos por aquele modelo tão desejado. Afinal, conquistar um carro é, de fato, uma realização para muitas pessoas. Contudo, saber cuidar do veículo é essencial para que esse sentimento de satisfação, não se transforme em frustração.
Mas você sabe qual o momento ideal para fazer as revisões periódicas do seu carro? Infelizmente, muitas pessoas deixam para fazer isso apenas quando o carro começa a apresentar problemas, como falhas no motor, ruídos estranhos, etc.
Todavia, as manutenções preventivas são o melhor caminho para prolongar a vida útil das peças, ter segurança, desempenho e economia ao dirigir.
Então, quer saber mais de como cuidar do seu possante? Esse artigo trouxe um conteúdo completo, que irá ajudar você motorista a não sofrer com imprevistos na estrada. Pois, você não quer que aquela agradável viagem em família se transforme numa furada. Não é mesmo?
Fica com a gente, e confira as dicas preciosas que trouxemos para você:
O que é revisão veicular e por quê devo fazê-la?
Assim como as pessoas estão habituadas a fazer periodicamente um check-up geral da sua saúde, os veículos também carecem desse tipo de medida preventiva. A revisão veicular é uma checagem do funcionamento das principais peças, sistemas e dispositivos do seu veículo para evitar possíveis problemas e garantir que você dirija com segurança e sem preocupação.
É natural que todas as peças do veículo sofram desgastes, de acordo com as condições de uso, com a forma como elas são cuidadas, e o próprio tempo de fabricação. Logo, fazer um acompanhamento constante, é a garantia que seu carro terá o melhor desempenho possível.
Alguns itens de um veículo podem ser facilmente checados por você, mesmo sem conhecimento especializado em mecânica, pois possuem caráter mais simples. Funcionamento das lâmpadas, a calibragem dos pneus, água do radiador e o óleo do motor são alguns exemplos,que uma curiosidade mais aguçada pode verificar. Mas, outras, só podem ser vistas e bem analisadas por um mecânico. E é nesse contexto que entra a manutenção preventiva.
Como o próprio nome já diz, esse é um tipo de manutenção que evita que você circule com peças importantes para a sua segurança, e vida útil do veículo desgastadas, como amortecedores, sistemas de freio e de embreagem, entre outros.
Lembrando sempre que não importa o ano do veículo, as revisões devem ser realizadas de tempos em tempos, observando as orientações dos fabricantes, para o caso de veículos novos, existe a revisão veicular recomendada pelo fabricante, que você deve cumprir fielmente sob penas de perder a garantia de fábrica do seu carro.
Qual a periodicidade que devo fazer as manutenções preventivas?
Como já mencionado, as periodicidades das manutenções variam conforme a montadora, o modelo do veículo, o ano, podendo haver exigências específicas para cada tipo de automóvel, mas, normalmente, a revisão veicular é recomendável a cada seis meses ou a cada dez mil quilômetros rodados, sendo o que ocorrer primeiro. Para não ficar na dúvida de quando levar seu carro ao mecânico, o ideal é que você verifique o manual do veículo.
Vale destacar ainda que, mesmo que o carro fique parado por muito tempo, é necessário realizar a revisão. Isso porque alguns itens, como é o caso do óleo do motor, fluido de freio, e o próprio combustível tem prazo de validade.
Já em situações inversas, onde o carro é usado recorrentemente, e em condições mais severas, como é o caso dos veículos de frota ou automóveis que enfrentam muita poeira e estradas esburacadas, as revisões podem acontecer antes dos 6 meses ou 10 mil quilômetros. Nesses casos o motorista deve ficar mais atento aos sinais de problemas, como trepidação no volante, desgaste prematuro de pneus, que indicam falta de balanceamento e alinhamento, por exemplo.
Quais itens devem ser verificados na revisão de carros?
Em regra, quando a revisão acontece pela concessionária existe um checklist de procedimentos que são feitos para que nada passe despercebido. Esses testes seguem um padrão estabelecido pela montadora e devem ser executados por todos os concessionários da marca.
Em linhas gerais, uma revisão abrange todos os sistemas do carro. Assim, são verificados os seguintes pontos:
- Acionamento do Sistema de Embreagem
- Acionamento do Freio de Mão
- Acionamento do Pedal de Freio
- Luzes Indicativas e Luzes do Painel
- Velas de Ignição e Cabos
- Filtro de Ar
- Filtro de Combustível
- Limpeza de Bicos
- Limpeza do Corpo TBI e Corpo Borboleta
- Nível do Reservatório do Líquido de Arrefecimento
- Vazamentos e Mangueiras de Arrefecimento
- Correias e Tensores
- Nível de Óleo do Motor
- Bandejas e Braços
- Terminais de Direção
- Articulação Axial da Caixa de Direção
- Coifas Homocinéticas e Caixa de Direção
- Batentes, Coifas e Calços de Molas
- Coxim de Amortecedor
- Buchas da Barra de Direção e Barra Tensora
- Amortecedores
- Alinhamento de Direção
- Balanceamento de Rodas
- Calibragem de Pneus
- Desgaste da Banda de Rodagem (TWI)
- Estepe
- Fluido de Freio e Nível do Reservatório
- Pastilhas, Discos, Lonas e Tambores
- Flexíveis de Freio
- Vazamento e Cilindros de Rodas Traseiro
- Escapamento
Onde fazer as revisões?
Além de saber quando fazer a revisão do veículo, outra dúvida comum de muitos proprietários é em relação ao local das manutenções. Como dissemos, os carros na garantia precisam fazer o serviço na própria rede de concessionárias para manter o benefício.
Fora da rede de concessionárias as oficinas mecânicas são a opção. O mercado de reparadores automotivos é bastante abrangente, por isso, a da oficina correta requer alguns cuidados. Ter um mecânico de confiança é sempre importante, nesse sentido, você contará com um profissional que trabalha com qualidade, cobra um preço justo e conhece bem o seu carro.
É sempre um benefício ser acompanhado pela mesma oficina, você pode contar como um registro das suas manutenções e ser lembrado nas próximas revisões pelos profissionais do local. Para acertar com uma boa oficina, procure indicações de amigos, avalie a estrutura oferecida e pesquise a reputação da mecânica entre os clientes, pesquisa em sites de avaliação também pode ser importante.
Esses cuidados promovem segurança e evitam problemas, além de promover economia no seu bolso, evitando retrabalhos. Agora que você já conhece os benefícios de fazer a revisão do carro no tempo certo, não perca mais tempo e aproveite para conhecer os serviços oferecidos pela GC Auto Elétrica.