Hoje em dia, desde os mais simples automóveis até luxuosos e sofisticados, possuem um complexo sistema eletrônico para controlar diversas funcionalidades como de consumo, segurança, desempenho, e até mesmo de conforto.
Todos esses sistemas são monitorados e controlados por sensores que ficam espalhados em posições estratégicas do carro, onde cada um tem uma função, parâmetros específicos e tolerância de erro.
Nos carros antigos, sem grandes tecnologias embarcadas, consertar um defeito era uma tarefa bem mais simples. Sem tanta eletrônica, os defeitos eram resolvidos sem grandes dificuldades por mecânicos e pelos próprios donos dos veículos, sem a necessidade de grandes habilidades em mecânica ou de ferramentas específicas. Muitas vezes era possível sair do “prego” com um alicate e um arame!
Já hoje em dia, as coisas são bem diferentes, sem treinamento, conhecimento técnico e ferramentas apropriadas é bem difícil chegar a um diagnóstico preciso. Nesse sentido, o scanner automotivo é uma das principais ferramentas utilizadas pelas oficinas para identificar problemas no funcionamento dos veículos.
Se você gosta de cuidar do seu carro e quer saber mais sobre o tema, veremos nesse post como funciona o scanner automotivo e quais as vantagens que ele pode trazer para o seu veículo.
Para que serve e o que é um scanner automotivo?
O scanner automotivo é um aparelho eletrônico capaz de fazer rápidos diagnósticos sobre o funcionamento de diversas funcionalidades de um veículo. Ele é conectado na saída OBD2 do carro, que em geral fica localizada estrategicamente em algum ponto no painel do veículo, a depender do modelo. Ele não é usado apenas em carros de passeio, mas também em caminhões, ônibus e motocicletas.
Após ser conectado ao automóvel, o scanner monitora e testa todos os parâmetros estabelecidos para diversos sistemas, como o ABS, os airbags, a injeção eletrônica, entre outros. Ele exibe todos os dados recolhidos em sua tela. O aparelho conta sempre com um sistema operacional de fábrica, e com softwares específicos para cada fabricante e modelo.
Um scanner automotivo tem como principal função agilizar o diagnóstico dos problemas de um veículo. Com ele, em vez de testar manualmente cada um dos componentes ou sistemas, o mecânico já faz uma varredura completa dos pontos necessários, e ao final é apresentado um relatório com os códigos das falhas encontradas.
4 pontos essenciais sobre o scanner automotivo?
Algumas vezes, quando o seu carro apresenta uma luz de advertência no painel, pode significar um problema mínimo, como, também, pode ser um problema mais grave que requer atenção imediata. Nesse sentido, o scanner pode ser a primeira medida para identificar o problema.
Vejamos agora 4 pontos importantes que você precisa saber sobre o scanner automotivo:
- Colabora para a vida útil do veículo: Ao diagnosticar corretamente e resolver o problema com rapidez e eficiência, se impede que esse problema se alastre pelo carro comprometendo outros componentes do carro. Evitando assim que as peças danificadas possam comprometer a vida útil das peças que estão em bom estado.
- Quanto mais rápido identificar o problema, menor será o dano: Quando a luz de injeção acender, é sinal que algo de ruim está por vir, influenciando diretamente no funcionamento do veículo. Quanto mais rápido for diagnosticado e resolvido o defeito via scanner, menor será o dano no veículo, caso o veículo tenha sofrido com o defeito.
- O diagnóstico reduz consideravelmente o tempo na manutenção: Ao escanear o veículo e identificar o problema com antecedência, você pode diminuir drasticamente o tempo, e trabalhos desnecessários procurando o defeito no veículo.
- Redução no custo de manutenção: Identificando corretamente o defeito, você consegue substituir somente as peças que são necessárias, sem a necessidade de trocar peças adicionais em bom estado, o que reduz o custo de manutenção. O seu bolso agradece.
Diferenças entre scanner automotivo e leitor de código de erros
Semelhante a um scanner veicular, o leitor de código de erros também é uma ferramenta de diagnóstico automotivo, porém, sua operação se dá de forma mais limitada.
O leitor de código de erros, como o próprio nome já diz, é, basicamente, apenas um dispositivo de leitura de código, não fazendo uma via dupla de comunicação com seu veículo, tornando-se assim, uma ferramenta bem limitada.
Por outro lado, o scanner automotivo, projetado para uso em oficinas mecânicas modernas, permite um diagnóstico mais detalhado, estabelecendo contato com os sistemas do carro e enviando sinais para os sensores, o que possibilita testes e relatórios mais completos.
Quais problemas o scanner identifica?
Como você já aprendeu, o scanner automotivo consegue fazer uma leitura completa e precisa do sistema eletrônico do seu carro. Dentre os principais problemas que esse aparelho é capaz de analisar estão:
- Consumo de combustível
- Temperatura do ar e da água
- Carga da bateria
- Temperatura do carro
- Rotação do motor
- Nível de água no radiador
- Distância percorrida.
Em geral, os maiores problemas encontrados nos veículos são causados pela baixa qualidade dos combustíveis. Isso faz com que os sensores com contato direto com o combustível sofram mais, ou toda a parte da injeção eletrônica fique alterada.
Por esse motivo, é comum encontrar sensores de oxigênio (sonda lambda), bicos injetores e velas de ignição, cabos de velas e bobinas apontando defeito no scanner. Por isso, falhas no motor, dificuldade na partida e consumo elevado de combustíveis são problemas recorrentes para muitos motoristas.
Mas, como você já viu, esses não são os únicos problemas que podem aparecer. Logo, é importante realizar o diagnóstico completo para identificar todos os sinais que o carro transmite. Aí sim, de posse dessas informações, fica bem mais fácil realizar a substituição das peças que apresentam defeitos.
Por último, como foi possível perceber, o scanner automotivo é um dispositivo tecnológico de grande utilidade nas oficinas de manutenção automotiva. E considerando o nível de automação e informatização embarcado nos carros mais novos, mesmo os mais simples, o profissional e a empresa do ramo de reparação necessitam de equipamentos que deem suporte para a leitura, a interpretação correta e a intervenção sobre os módulos eletrônicos do veículo e sensores, otimizando a clareza do diagnóstico, o tempo de reparo, custo de manutenção.
Com auxílio do scanner automotivos só há vantagens tanto para o reparador, quanto para o cliente!